A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Joaquim José Ignácio, Ministro da Marinha de Caxias
Aspectos Militares

Francisco Eduardo Alves de Almeida
Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM-1), historiador graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instrutor e membro do Centro de Estudos de Política e Estratégica da Escola de Guerra Naval e Segundo Vice-Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Atualmente é aluno do mestrado do programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ, tendo exercido o cargo de Diretor do Serviço de Documentação da Marinha de 2005 a 2007


RESUMO
Na Marinha, um dos personagens mais conhecidos é o Visconde de Inhaúma. No entanto, existem apenas dois trabalhos de importância publicados sobre ele. Se pouco se escreveu sobre Inhaúma, muito menos de seu período como Ministro da Marinha. Assim, esta comunicação discute exatamente o período da vida desse relevante personagem da Marinha, procurando apontar as suas dificuldades e ideias como Ministro.

PALAVRAS-CHAVE: Visconde de Inhaúma, Marquês de Caxias, Ministério da Marinha

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)

ABSTRACT
The Viscount of Inhaúma is one of the most widely known characters in the Brazilian Navy; however, only two major works are known to having been published about him. If little has been written about Inhaúma, even less was written of his stay as Navy Minister. Therefore, this paper discusses this time in the life of so relevant a character in the Navy and intends to show the challenges he faced, as well as his ideas as a Minister.

KEYWORDS:
Viscount of Inhaúma, Marquês of Caxias, Ministry of Navy