A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.





Edição especial da Revista Marítima Brasileira em homenagem ao bicentenário de nascimento
do Almirante Tamandaré

Mônica Hartz Oliveira Moitrel
Capitão-de-Fragata do Quadro Técnico, graduada em História, com especialização em História Militar Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atualmente exerce a chefia do Departamento de História Marítima e Naval do Serviço de Documentação da Marinha. É sócia titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).

Serviço de Documentação da Marinha. Revista Marítima Brasileira, v. 127, dezembro de 2007 - Edição Especial em homenagem ao Bicentenário de Nascimento do Almirante.

No ano de 1851 foi editado o primeiro número da Revista Marítima Brasileira (RMB), sob a orientação de seu editor, o Primeiro-Tenente Sabino Elói Pessoa. Ao longo dos anos que se seguiram esta publicação passou das oito páginas originais para ostentar em cada uma de suas edições cerca de 300 páginas.

O público-alvo inicial era os oficiais de Marinha, e o intuito era estimular o debate referente às inovações relacionadas à problemática naval. Porém, a pertinência de seus artigos e a riqueza das informações neles contidas, com o passar dos anos, foram chamando a atenção dos demais estudiosos dos assuntos marítimos, e, assim, a RMB transpôs as fronteiras navais brasileira. Começou a ser enriquecida com artigos de especialistas civis, tanto brasileiros, quanto estrangeiros, interessados em participar da troca de informações, tornando-se, assim, um veículo de ponta no que tange ao estudo do Poder Marítimo.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)