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A forja do profissional da guerra: dois séculos de formação do oficial combatente do Exército Brasileiro
The forge of the professional of the war: two centuries of formation of the combatant officer of the Brazilian Army


Elton Licério Rodrigues Machado
Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS). Major R/1 do Quadro Complementar de Oficiais (Magistério) do Exército. Foi professor de História Militar na Academia Militar das Agulhas Negras entre 2001 e 2017. Atualmente é pesquisador e colaborador do CEPHiMEx (Centro de Estudos e Pesquisa de História Militar do Exército).


RESUMO
O presente trabalho possui por escopo perceber as concepções sociais, políticas, culturais e pedagógicas que nortearam as mudanças pelas quais passou a formação do oficial combatente e as implicações decorrentes de tais processos, tendo como referências as diferentes sedes em que ocorreu a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. A partir de uma pesquisa exploratória e de bibliografia pertinente, tornaram-se evidentes, os problemas advindos e as soluções implantadas para superar a dicotomia no que se refere à formação do oficial. Assim, as inúmeras reformas no ensino militar realizadas pelos chefes militares, ao longo dos anos, tinham como objetivo romper com tal divisão e promover uma harmonia entre uma formação acadêmico-científica e técnico-profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Exército Brasileiro; Escolas Militares; Formação do oficial combatente

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF)
ABSTRACT
The present study has the scope of perceiving the social, politcal, cultural and pedagogical conceptions that have guided the changes through which the combating officer has gone as well as the implications of such processes. Its reference basis are the different sites where the training course for the combating officer of the Brazilian Army took place. After an exploratory research, the arising problems and the solutions implanted to overcome the dichotomy related to the officer training became evident. Therefore, the several reforms in the military education carried out by military leaders over the years had the objective of breaking such segregation and promote harmony between the scientific academic training and the technical professional training..

KEYWORDS: Brazilian Army; Military Schools; Combating officer training