A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.







A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910: tecnologia, Forças Armadas e política


Thaís Jesinski Batista

Graduanda do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Resenha de MARTINS FILHO, João Roberto. A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895- 1910: tecnologia, Forças Armadas e política. Rio de Janeiro: FGV, 2010, 224 p.

João Roberto Martins Filho é um importante pesquisador da área de defesa no Brasil. Toda sua formação, incluindo a obtenção dos títulos de mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), entre 2007 e 2008. Atualmente, é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), local em que atua desde 1988.
Entre os assuntos abordados por Martins Filho, pode-se destacar a história das Forças Armadas do Brasil, em especial os fatos relacionados à Marinha. Uma de suas mais importantes obras, A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910, trata justamente da história da formação da Marinha do Brasil no início do século XX. O livro, objeto desta resenha, apresenta mais do que uma descrição histórica, suscitando reflexões sobre a defesa do Brasil.

(Veja o artigo na íntegra na versão PDF))